sexta-feira, 15 de maio de 2009

Seja semanticamente correto



Todos que desenvolvem para web já ouviram ou leram sobre escrever um código semanticamente correto. Por exemplo, escrever HTML semanticamente correto. Mas o que é semântica e o que seria semanticamente correto?

A definição de semântica segundo o dicionário Aurélio é: “Semântica: E. Ling. Estudo das mudanças ou translações sofridas, no tempo e no espaço, pela significação das palavras; semasiologia, sematologia, semiótica. 2. E. Ling. O estudo da relação de significação nos signos [ v. signo (4 e 5)] e da representação do sentido dos enunciados. 3. E. Ling. P. us. V. semasiologia (1).

Para nós, desenvolvedores e designers, semântica significa escrever da maneira correta e não apenas de uma maneira que possa ser entendida.

conversa via messenger entendível, mas não correta

Por exemplo: se eu escrever ocê, todos entenderam que significa você, assim como na internet, em um chat ou messenger se eu escrever vc as pessoas entenderam que significa você. Escrever ocê ou vc é o correto?Não. Mas é entendível? Sim. É a mesma coisa com o nosso HTML, você às vezes escreve o comando de uma maneira incorreta, mas entendível. Observe o trecho de código abaixo:


código html semanticamente incorreto

Se você digitar o código acima em um editor de texto e salvar com a extensão .html vai funcionar normalmente, porém não é o semanticamente correto. O mesmo código semanticamente correto deveria ter as tag’s fechadas corretamente e em ordem, não deveria ter tag’s escritas em maiúscula, de uma olhada no código abaixo:


código html semanticamente correto


O código acima foi escrito semanticamente correto. Durante a execução de sua página, esteticamente você não perceberá diferença por dois motivos: por se tratar de um código pequeno e por serem tag’s simples sem a utilização de outras tecnologias como javascript ou css. Ai vem à pergunta, qual a vantagem de se escrever semanticamente correto se o resultado final é aparentemente o mesmo? A vantagem é que as técnicas, ou boas práticas, de SEO (otimização para sistemas de busca [Google, Yahoo!, etc]) indicam que escrevendo o código semanticamente correto ajuda a indexação de sua página pelo sistemas de busca, não estou aqui dizendo que isso garantirá seu site em primeiro lugar no Google, mas ajuda, e toda a ajuda é bem nesta área.

Com isso inicio uma série de artigos que serão publicados todas as sextas-feiras. O primeiro conteúdo abordado nesses artigos será o desenvolvimento com XHTML, onde será demonstrado a utilização correta dessa tecnologia para desenvolvimento de páginas web.

Dúvidas, críticas ou sugestões podem ser postados nos comentários do post.


Let’s Go



2 comentários:

Barbara Barufaldi disse...

DEBAIXO DO TAPETE

A conscientização sobre como se deve atuar na criação de páginas web é pertinente, à medida que se verifica o grande número desses profissionais que agora se inserem no mercado digital. É importante ressaltar que, uma página bem construída não deve ser só observada em seu produto final, mas em cada código formulado para a sua resolução. Dessa forma, não se joga nenhuma sujeira debaixo do tapete.

Barbara Barufaldi

Guto Xavier disse...

Acredito que uma página bem construída começa bem antes da codificação em si. Ela deve ser consistente desde a elaboração do projeto 'teórico'.