sexta-feira, 5 de junho de 2009

XHTML ??? What's this???

Atualmente, imaginar que a internet é acessada somente através de computadores é uma total falta de noção da realidade, e eu diria mais, diria que chega a ser uma total falta de imaginação restringir o uso da web apenas aos microcomputadores. Estamos vivendo a era do móvel, do compartilhamento, do acessível, e a web representa muito bem esses conceitos.

geladeira com acesso á internet

A tempos já se tem noticias de geladeiras que acessavam a internet ( http://migre.me/1oA3 ), atualmente pode-se encontrar rádios de carros que buscam sua programação direto da web (http://migre.me/1ozU). Isso sem falar nos celulares que acessam a web que se tornaram tão comuns hoje em dia. Com isso conseguimos concluir que o computador se tornou apenas mais uma maneira de se acessar a web e não mais o único meio.

Com o XHTML visamos projetar web sites acessíveis de qualquer dispositivo, desde o computador até a sua geladeira. Com o HTML isso não era possível pois ele é portável a esses dispositivos, já o XHTML se utiliza da portabilidade do XML, que já nasceu para ser acessível de todos os modos.

Á página que irei desenvolver aqui será projetada com XHTML e CSS, visando separar conteúdo de formatação, prática recomendada no desenvolvimento web atual. O layout será baseado no layout abaixo:



Desenvolveremos esse layout utilizando algumas imagens e veremos um pouco do poder da combinação xhtml + css.

Nenhum comentário: